Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Medicamentos - Ácido Valproico

O Ácido Valpróico (VPA) é um composto químico que tem encontrado uso clínico como anticonvulsivante e estabilizador de drogas, estabilizador de humor e principalmente no tratamento de epilepsia, transtorno bipolar e menos comum na depressão . O VPA também é usado para tratar a enxaqueca e esquizofrenia.

É comercializado sob a marca nomes Depakote, Depakote ER, Depakene, Depacon, Stavzor.
Drogas relacionadas incluem o valproato de sódio, sais de sódio, usado como um anticonvulsivo, e uma formulação combinada, valproato semisódico, usada como estabilizador de humor e, adicionalmente, em os EUA também como um anticonvulsivante.
Ácido valpróico (pelo seu nome oficial''ácido 2-propylvaleric'') foi sintetizado pela primeira vez em 1882 por Burton como um análogo de ácido valérico, encontrado naturalmente em valeriana. Um ácido graxo líquido claro à temperatura ambiente, por muitas décadas o seu uso só foi em laboratórios como um "metabolicamente inertes" solvente para compostos orgânicos.
Em 1962, o pesquisador francês Pierre Eymard por acaso descobriu as propriedades anticonvulsivantes do ácido valpróico ao usá-lo como um veículo para uma série de outros compostos que estavam sendo testados para anti-apreensão em actividade. Ele descobriu que impediu pentylenetetrazol convulsões induzidas em roedores. Desde então, tem sido usado também para a enxaqueca e desordem bipolar.

Apresentação de Acido Valpróico

DEPAKENE (ácido valpróico): embalagens contendo 25 cápsulas com 250 mg de ácido valpróico - Via oral – (Lista nº 5681) DEPAKENE (valproato de sódio): embalagens contendo 25 comprimidos revestidos com 300 mg de valproato de sódio - (liberação entérica) – Via oral – Lista nº D925) DEPAKENE (valproato de sódio): embalagens contendo 50 comprimidos revestidos com o equivalente a 500 mg de ácido valpróico (liberação entérica) – Via oral – (Lista nº E509) DEPAKENE (valproato de sódio): embalagens com 1 frasco de 100 ml e um copo medida - xarope contendo o equivalente a 250 mg de ácido valpróico por 5 ml – Via oral – (Lista nº 5682).

Acido Valpróico - Indicações


DEPAKENE está indicado como monoterápico e adjuvante no tratamento de pacientes com crises parciais complexas que ocorrem isoladamente ou com outros tipos de crises. DEPAKENE está indicado como monoterapia ou tratamento adjuvante no tratamento de ausência simples e complexa, e como adjuvante em pacientes com tipos de convulsões múltiplas que incluem crises de ausência. Ausência simples é definida como breve obscurecimento sensorial ou perda de consciência acompanhada por determinadas descargas epilépticas generalizadas, sem outros sinais clínicos detectáveis. Ausência complexa é a expressão utilizada quando outros sinais também estão presentes.

Ácido Valpróico pode ser utilizado noutras formas de crises epilépticas, por exemplo crises com sintomas mistos (complexos) e crises que se estendem a partir de uma área localizada do cérebro para ambas as metades do cérebro (crises secundárias generalizadas), juntamente com outros medicamentos para tratar crises epilépticas, caso estas formas de crises não respondam ao tratamento antiepiléptico habitual.
Mania, em que se pode sentir muito excitado, eufórico, agitado, entusiasmado ou hiperactivo. A mania ocorre numa doença chamada «perturbação bipolar».
O Ácido Valpróico pode ser utilizado quando o lítio não pode ser usado.


Produtos de marca incluem:
Depakene (Abbott Laboratories nos EUA e Canadá)
Convulex (Pfizer no Reino Unido e Madaus Byk na África do Sul)
Stavzor (Noven Pharmaceuticals Inc.)
Depakine (Sanofi Aventis)
Deprakine (Sanofi Aventis Finlândia)
Epival (Abbott Laboratories EUA e Canadá)
Epilim (Sanofi Synthelabo Austrália)
Encorate (Sun Pharmaceuticals Índia)
Valcote (Abbott Laboratories Argentina)

Sem comentários: