Psiquiatra é médico de maluco?
De facto o psiquiatra atende a pessoas cujas doenças se manifestam popularmente como "loucura", mas estes pacientes representam uns 5% de todos os pacientes psiquiátricos, que são de longe muito menos frequentes que os paciente com transtornos de ansiedade, depressivos e dependência química por exemplo.
Não se justifica portanto rotular o psiquiatra como o médico de malucos a partir da minoria dos seus pacientes. Esse tipo de crença popular é extremamente prejudicial para os demais 95% dos pacientes psiquiátricos que precisam desse atendimento e até chegarem ao consultório psiquiátrico pela primeira vez sofreram verdadeiras torturas mentais impostas pelas pessoas ignorantes que ficam dizendo que psiquiatra é médico de malucos, e seria melhor procurar um neurologista que é médico de nervos.
Neste ponto cabe uma observação. A psiquiatria como especialidade médica é na verdade uma parte da neurologia, a parte que trata dos transtornos de pensamentos, emoções e comportamento enquanto a neurologia trata dos movimentos, das sensações, das coordenações, dos sentidos e outras funções corporais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário