A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. Alguns ficam bem com quatro horas de sono, outras com sete ou oito. Quanto mais velho for, menos precisa de dormir.
O álcool pode fazê-lo adormecer mais cedo do que habitualmente, mas muitas vezes causa uma insónia , desagradável às 2 ou 3 horas da madrugada. É o chamado efeito de 'ricochete' . Os comprimidos para dormir normalmente não têm l este efeito, em parte porque a droga ainda está no sangue de manhã ao Jacordar - por isso é que causam uma certa ressaca em algumas pessoas. Tanto o álcool como os comprimidos para dormir, se tomados regularmente à noite durante mais de um mês, suprimem o funcionamento normal do centro de sono do cérebro. Isto rapidamente se recupera ao fim de três ou quatro semanas se se deixar de tomar os comprimidos os "copinhos" à noite. Mas durante o período de recuperação será impossível adormecer à hora habitual e sonhará mais do que o normal. Mais o sono voltará ao padrão normal.
Os comprimidos para dormir poderão ser mais facilmente evitados, icepto por períodos de menos de três semanas, e é aconselhável tomá-I apenas em noites alternadas. Além da utilização prolongada dos com-fliidos para dormir ou do álcool, a causa mais comum da sensação de dormir pouco é a crença de que as mágicas sete ou oito horas de sono necessárias. Se esta crença for vivida por alguém que espera pouco do dia seguinte, poderá levar a uma preocupação excessiva sobre o sono.
Então faz-se um esforço de ir para a cama cada vez mais cedo, mas o centro do sono não pode ser comandado à nossa vontade. Tem o seu ritmo próprio. Quanto mais uma pessoa se preocupa por não dormir, mais tensa ela se torna. Ninguém consegue dormir se estiver tenso.
A preocupação também é uma causa de insónia. O sono não vem se a mente estiver super activa e a impedir o corpo de relaxar. À noite, um nervoso cansado pode levá-lo a pensar que os seus problemas não podem ser combatidos. Não se deixe enganar. Faça uma lista dos problemas num pedaço de papel e deixe-o até de manhã, quando a mente está fresca.
Quando for para a cama, deite-se sossegado. Não tente adormecer não se consegue por vontade própria. Mas se aprendeu relaxar, poderá deslizar para o sono mais facilmente. Desde que esteja deitado, sossegado e com os músculos relaxados, sabe que o corpo está a descansar.
Se estiver demasiado tenso, levante-se e faça qualquer coisa. Na fique deitado cheio de preocupação. Acima de tudo não se preocupe por não dormir - a falta de sono não o prejudicará necessariamente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário