Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Medicamentos - Fentanilo - 100 vezes mais potente que a morfina

Fentanilo - marcas incluem Sublimaze, Actiq, Durogesic, Duragesic, Fentora, Onsolis e Instanyl - é um agonista μ-opióide primário sintético e um potente analgésico narcótico com uma curta duração de ação e de início rápido.
Historicamente, tem sido usado para tratar a dor crónica avançada e é comumente usado em pré-procedimentos. Mais recentemente fentanil tem sido usado para alívio da dor primária na forma de patch.
Fentanil é aproximadamente 100 vezes mais potente que a morfina, com 100 microgramas de fentanil aproximadamente equivalente a 10 mg de morfina e 75 mg de petidina (meperidina) na actividade analgésica. Tem uma DL 50 de 3,1 miligramas por quilograma em ratos, 0,03 miligramas por quilo em macacos, e um LD indeterminado 50 nos seres humanos.
Fentanil foi sintetizado pela primeira vez pelo Dr. Paul Janssen, em 1960, após o início da pethedine médica há vários anos. Janssen desenvolveu fentanil mediante a análise de análogos da pethedine de drogas estruturalmente relacionadas a sua atividade opióide. O uso generalizado de fentanil desencadeou a produção de citrato de fentanil (fentanil combinada com citrato na proporção 1:1), que entrou na prática clínica como um anestésico geral, sob o nome comercial Sublimaze na década de 1960. Depois disso, muitos outros análogos fentanil foram desenvolvidos e introduzidos na prática médica, incluindo Sufentanil, alfentanil, remifentanil e Lofentanil.
Em meados de 1990, fentanil viu o seu uso generalizado paliativos primeiro com a introdução clínica do patch Duragesic, seguido na próxima década com a introdução dos primeiros formações de acção rápida prescrição de fentanil para uso pessoal, o pirulito Actiq e comprimidos Fentora bucal . Através do método de entrega de sistemas transdérmicos, fentanil é atualmente o opióide mais utilizado sintética na prática clínica, com vários métodos de entrega nova atualmente em desenvolvimento.
Um número de overdoses fatais fentanil foram diretamente ligada à droga ao longo dos últimos anos. Em particular, os fabricantes de adesivos de liberação de tempo fentanil têm estado sob controlo para produtos defeituosos. Enquanto que o fentanil contidas nas manchas era seguro, um mau funcionamento dos patches causou uma quantidade excessiva de fentanil a vazar e ser absorvida pelos pacientes, resultando em efeitos secundários potencialmente fatais e até morte.
 Em 19 de junho de 2007, um veredicto de um júri nos EUA cvhegou aos $5,500.000 dólares foi concedida em um caso contra a Johnson & Johnson subsidiárias Alza Corporation e Produtos Janssen Pharmaceutica, os fabricantes do Duragesic patch de dor fentanil transdérmico. Neste caso, o primeiro julgamento envolvendo um patch federais fentanil, foi julgado no Tribunal Distrital Federal do Distrito Sul da Flórida, West Palm, Divisão Beach. Liderada pelo advogado Jim Orr, do Dallas, Texas baseado Heygood escritório de advocacia, Orr, Reyes, Pearson & Bartolomei (agora Heygood, Orr & Pearson) atingiram o veredicto para a família de Adam Hendelson, um homem de 28 anos da Flórida, que morreu enquanto usava um patch dor fentanil transdérmico.
Em 17 de novembro de 2008, os advogados levam Jim Orr e Michael Heygood a tribunal e ganharam um caso contra a Johnson & Johnson subsidiárias Alza Corporation e Produtos Janssen Pharmaceutica em Cook County Circuit Court, alcançar um veredicto de júri  nos EUA de $16.500.000 dólares para a família de 38 anos de idade Janice Di Cosolo, uma mãe de três filhos que morreram enquanto usava o patch em 2004.
Numerosos documentos do caso Dicosolo e outros foram lançados em formato PDF no website DangerousDrugs.US

Sem comentários: