A DEPRESSÃO IRÀ PASSAR
Pense na depressão como uma forma de cansaço - esgotamento emocional. Passa sempre. Em vez disso pense no motor de um carro com uma bateria fraca. A bateria precisa de algum tempo e talvez de recarregar para que o motor arranque novamente.
Muito ocasionalmente, dão-se mudanças químicas. Assim sendo, então o processo de recuperação natural pode ser acelerado com medicação.
Contudo, a maior parte dias depressões alivia numa questão de dias ou no máximo de uma semana.
Primeiro, não fique preocupado ou receoso com o seu estado. Isso só trará mais exigências às emoções já cansadas.
Segundo, aplique o que já se disse sobre sobreviver à mágoa, às falhas, à crítica.
Terceiro, em vez de pensar ansiosamente sobre si mesmo faça algo nável a outra pessoa que a vá fazer sentir-se bem. Embora não possamos mudar as nossas emoções simplesmente ao decidir fazê-lo, podemos mudar as nossas acções. Quando mudamos as acções, os sentimentos tamgém mudam. Sentimo-nos menos deprimidos e infelizes enquanto sorrimos e conversamos agradavelmente com outra pessoa. Essa outra pessoa pode ser uma pessoa qualquer, um colega, um vizinho, um sócio ou a pessoa que está a seguir na fila do supermercado.
PENSAMENTO NEGATIVO
Os pensamentos podem distorcer a nossa visão da realidade. Uma parte do tempo o nosso pensamento funciona em piloto automático. As reacções automáticas de pôr-se alerta são pensamentos negativos automáticos, que podem causar depressão, sentimentos de incapacidade, medo e tensão. Eis alguns exemplos vulgares:
Olhar para o lado Negro
As pessoas que pensam sempre pelo lado negro apenas dos 10 a 20 % que correram mal ( numas férias, por exemplo, ou numa entrevista para um emprego) e ignoram os 80 a 90 por cento que correram bem. Ou vêem apenas os defeitos nelas ou noutra pessoa, em vez daas boas qualidades.
Um cínico converte o positivo em negativo e cria um sítio escuros onde viver com pensamentos como: 'Fui promovido no trabalho, mas isso mostra apenas como é inútil e fútil a organização onde eu trabalho, portanto, qual o interesse?
Pensamento a preto e branco
Isto quer dizer pensar nos extremos, tuclo ou nada. 'Sou um sucesso total ou um falhanço total.' Perdemos de vista os muitos tons intermédios de cinzento. Mas não há situações completamente brancas ou pretas, e ninguém é um vitorioso completo ou um perdedor total. Tente não pôr de lado uma pessoa só porque ela fez um erro. Isto inclui-o a si próprio.
Estabelecer objectivos não realistas ou viver com regras fixas
As noções de perfeição ou darmo-nos expectativas excessivamente altas estabelecem um conceito cie falhanço. Pensar 'Eu tenho de... Eu devia... É preciso...' pode levar ao sentimento de culpa ou ao desapontamento ou a sentimentos de incompetência se não conseguir atingir tudo aquilo que estabeleceu para si. Seja mais tolerante consigo e com os outros. Deixe as coisas correr por si em vez de as controlar. Seja mais condescendente. Diga 'Gostaria de...' ou 'Prefiro...' em vez dos 'deveres' e das 'obrigações' tirânicas.
Pensar 'lá vai começar tudo de novo'
Isto traz a história para um novo acontecimento e distorce-o. Lá porque da última vez aconteceu algo parecido que correu mal, ou porque uma pessoa se comportou mal uma vez não quer dizer que irá acontecer sempre assim. Viva cada momento com uma mente aberta. Use a sua experiência do passado para optimizar o sucesso, não para prever o futuro. Nunca se atravessa duas vezes o mesmo rio.
Alimentar as coisas desagradáveis
Sc aumentarmos a importância de um erro ou um pouco de comportamento desagradável, perdemos de vista o objectivo total ou o acontecimento. Uma muler , por exemplo, estava tentada a comprar uma garrafa de vinho e a bebê-la porque era o aniversário da filha e o marido tinha telefonado a dizer que ia chegar tarde do trabalho. É verdade que a mulher tinha feito um jantar especial. Mas não se lembrou das flores que o marido lhe dera naquela manhã e da forma como em anos recentes de casal eles tinham lutado contra o problema de bebida e depressão dela. O facto do marido chegar tarde era um desastre assim tão grande e uma mágoa deliberada como a mulher parecia querer acreditar? Não! Ela devia perguntar a si própria: Muito bem, agora em que estou eu a pensar? Estou a aumentar o problema?
Tornar um pequeno mal numa catástrofe
Fazer de um problema uma catástrofe significa deixar o pêndulo balançar para a ponta desastrosa da escala. Uma dor de cabeça torna-se um tumor maligno, alguém chegar tarde um acidente de trânsito. Tenha cuidado com este tipo de pensamento e desafie-o. Só porque uma coisa é possível não quer dizer que seja provável. Temos de evitar ardermos de ansiedade desnecessariamente. Quando um problema a sério acontecer, então poderemos lidar com ele.
Personalizar ou automaticamente culpar-se de algo
Se alguém está de mau humor, acha-se sempre culpado? Não assuma que os outros estão simplesmente a reagir a si; podem até nem estar a pensar em si. Verifique antes de fazer deduções. Os outros têm os seus problemas e você não é responsável pela forma como se sentem ou reagem.
Chegar a conclusões negativas
Por vezes, com mais ou menos evidência, julgamos automaticamente , que as pessoas estão a pensar o pior de nós. Podemos até reagir defensiva ou agressivamente a alguém antes de ele ou ela dizer ou fazer algo, |Então corremos o perigo de perdermos o contacto com os amigos e ocasiões potencialmente agradáveis. Não se comporte como um vidente, Não podemos saber o que os outros estão a pensar ou sentir até eles no-lo dizerem. Analise as suas deduções: faça as coisas em vez de evitar fazê-las. Isso irá levá-lo a ganhar confiança. Deixe de se preocupar com o que os outros pensam; em vez disso, faça aquilo com que se sente melhor.
Se receia que algumas pessoas o irão olhar de cima para baixo ou desdenhar de si por causa de o terem visto embriagado, ou por saberem do seu problema, só há uma maneira cie descobrir. Comece a vê-los novamente. Poderão não ter gostado de o ver beber, mas isso não quer dizer que o considerem menos como pessoa.
Sentimentos não são factos
Sinto-me impotente, por isso sou impotente.' Sentir-se impotente, desinteressante, impróprio, etc. não quer dizer que seja qualquer dessas coisas. Meça o sentimento face à realidade. Pode sentir-se muito competente e atractivo um dia e aborrecido e desinteressante no seguinte. Mas continua a ser a mesma pessoa; só os seus sentimentos mudaram. Agarre-se aos factos.
Pense bem e sinta-se óptimo
Para fazer isto, precisará de desafiar o pensamento enganoso. Se detectar pensamentos negativos tais como os que descrevemos aqui, vire a face cia moeda e concentre-se conscientemente nos aspectos positivos, para ter uma visão equilibrada. Se pensarmos mais positivamente, a nossa experiência de vida será mais feliz
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário