ULTRAPASSAR O NERVOSISMO
O sistema nervoso tem uma forma dee nos preparar para a acção. Quando há necessidade de um acréscimo repentino de energia, por exemplo, quando o perigo ameaça ou de repente vemos um animal feroz vir direito a nós, o sangue é desviado da pele e da barriga para os músculos. O coração bate mais depressa e com mais força. Os músculos ficam tensos e afinam o seu equilíbrio. Estas reacções seriam úteis se tivéssemos de caçar um animal feroz, mas podem ser muito maçadoras, por exemplo, para algumas pessoas quando vão fazer uma entrevista ou entram numa sala cheia cie gente. A maior parte das pessoas já sentiu ansiedade nestas circunstâncias, mas há dois factores que podem transformar a ansiedade num pesadelo: consciência de si e círculo vicioso.
O indivíduo que tem consciência de si mesmo pensa que as mudanças físicas que ele sente quando está nervoso, sejam tremuras, corar ou transpiração, são óbvias para toda a gente e que toda a gente que repara nelas: 'Ena pá, que pessoa tão nervosa!'
Muitas vezes ninguém dá por nada. Sabemos como um buraquinho pequeno num dos nossos dentes nos parece enorme até o ver realmente. O mesmo se aplica aos sintomas nervosos. As outras pessoas não lhes dão muita atenção - estão interessadas no que é que ter para dizer e se parecemos ou não interessados nelas.
Se ficarmos ansiosos porque sentimos sensações de ansiedade, é um círculo vicioso. Então a ansiedade parece uma praga e começamos evitar uma gama enorme de situações. Se você é assim, deveria experimentar um método de relaxamento. Acima de tudo como afirma a Dr.a Claire Weekes nos seus livros utilíssimos, não lute contra isso. Lutar contra os sintomas pode causar mais tensão, faz com que circule mais adrenalina. Em vez disso, flutue pêlos seus sintormas. Mude para o piloto automático e deixe-se deslizar. A sua ansiedade desaparecerá assim que dominar esta técnica. Precisa de prática.
A ansiedade provoca sintomas que podem ser alarmantes. A sensação! do coração a bater forte ou alvoroçado faz com que as pessoas tenham i medo de uma doença de coração. A sensação estonteante de cabeça leve faz com que as pessoas tenham medo de desmaiar. Isto é apenas um medo - desmaiar é muito raro na ansiedade, a menos que se deixe a respiração ficar excessivamente rápida e superficial e mesmo assim a recuperação é instantânea. Um vazio momentâneo nos nossos pensamentos faz com que algumas pessoas temam que haja algo mentalmente errado nelas. Todos estes medos são desproporcionados. Os sintomas devem-se à ansiedade e desaparecem SEMPRE na altura que acharem própria. Não lute contra eles. Ninguém morre de ansiedade. Nunca ninguém ficou maluco por causa da ansiedade.
Se estiver a passar um mau bocado com ansiedade frequente, mesmo várias semanas depois de ter deixado de beber, não desespere. Vai passar. Aceite que poderá levar algum tempo. Cada jornada de milhares de quilómetros começa com um único passo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário