Formado em cinema pela FAAP, desenvolveu suas habilidades durante o curso, porém afirma que ele e seu grupo de amigos tinham de se desenrascar sozinhos: “A universidade não gostava que a gente fizesse filmes de acção”. Sua estréia no género foi com a curta-metragem "Winner From Hell", no qual teve seu primeiro contacto com maquiagem de efeito, como buracos de tiros e sangue.
Autodidata, afirma que aprendeu na base da tentativa e erro, mas seu conhecimento em artes plásticas, que o acompanha desde a infância, foi crucial para o crescimento na área, pois daí que tirou sua noção de composição de misturas.
Utiliza materiais alimentares e naturais para que não haja reação alérgica nos actores. O sangue, por exemplo, é feito com glucose, corante alimentício, acidulante e espessante, regulado de acordo com a fotografia. Os mock ups (réplicas de partes humanas) são de silicone e látex.
Assim que saiu da faculdade trabalhou num atelier gráfico de animação para a internet, quando o Flash (programa para design de sites) era a grande novidade. Realizou pelo programa A Vida de um Quadrado, que foi finalista no Anima Mundi Web 2000. Bambolê, outra animação, porém feita em um flip book e depois passada para o computador, ganhou um prêmio SICAF (Seul International Cartoon Animation Festival).
Em 2000, quando ainda estava no atelier, foi chamado para participar da equipa do filme Bellini e a Esfinge (dir. Roberto Santucci) sem ter nenhuma experiência além dos curtas da universidade. No longa-metragem iniciou seus efeitos de tiro com balas de salva utilizando as armas de seu avô, que é practicante de tiro ao alvo.
Além de Bellini e a Esfinge fez, como maquiador de efeito e armeiro, filmes como Sonhos Tropicais (dir.André Strum), Amarelo Manga (dir. Cláudio Assis), O Cheiro do Ralo (dir. Heitor Dhalia), Journey to the End of the Night (dir. Erick Leason), com a participação do actor Brendan Fraser, Via Láctea (dir. Lina Chamie), Onde Andará Dulce Veiga (dir. Guilherme de Almeida Prado), Olho de Boi (dir. Hermano Pena) e o ainda não finalizado Gainsville Ripper, de John Towsend.
Trabalhou em aproximadamente 30 curta-metragens, incluindo 4 de sua autoria: 6 tiros 60 ml, Don’t Smoke, Noturno das Almas e Haikai Hotel - Também no Três pedras (dir. Domingos Meira e Paulo Furtado), Sozinho (dir. André ZP), Amor só de Mãe (dir, Dennison Ramalho), além da série de TV Turma do Gueto (Record), da novela Metamorfoses (Record), Haru e Natsu (NHK - canal japonês) e do seriado Carandiru (TV Globo).
O único filme longa-metragem de terror que participou no Brasil, por ser o primeiro longo de terror do país nos últimos 30 anos, foi Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins, com estreia em2008. O filme é continuação da trilogia composta por À Meia Noite Levarei sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (1967). Encarnação mostra Zé do Caixão recém saído da prisão, onde ficou de1967 a 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário