Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Auto-Mutilação

Muita gente pensa que pessoas que se cortam são loucas, malucas ou parvas e estão querendo chamar a atenção das outras pessoas, mas isto tudo vai muito além do que vocês imaginam, cadavéricos leitores e visitantes.
Vejamos uma definição simples do termo: "Automutilação (AM), também conhecida como Autolesão (AL), corresponde a uma forma de lesão provocada deliberadamente por uma pessoa a seu próprio corpo sem intenção de suicídio. Os actos podem ter como intenção, o alívio de emoções insuportáveis, sensações de i-realidade e apatia (geralmente causadas por experiências dissociativas como a despersonalização). Esse comportamento é listado no DSM-IV-TR como sintoma do transtorno de personalidade borderline e é, algumas vezes, associado à doença mental, uma história de traumas, baixa auto-estima e perfeccionismo." (Definição pelo site: wikipédia).
Apesar de serem julgados como quem deseja chamar a atenção, ou como já disse antes, apenas porque são parvos, não, a grande maioria das pessoas que se mutilam estão cientes dos seus actos e muitas vezes fazem de tudo para esconder as feridas, podendo oferecer explicações alternativas para os ferimentos. Um exemplo pessoal, quando eu tinha 17, 18 ou 19 anos e as feridas eram mais visíveis minha mãe me perguntava o que era aquilo, eu dizia sempre que era do trabalho. Não sei se ela acreditava, mas não perguntava novamente.
A pessoa que usa da automutilação para se punir ou mesmo aliviar as dores psicológicas não practica este acto com intenção de morte.
O que gostaria de passar a vocês visitantes é: se você practica este acto, ou conhecem alguém, ajude!
Realmente são pessoas que necessitam de paciência e ajuda, tanto médica como da família e amigos. Não julgue sem saber o quadro clinico em que a pessoa se encontra.
Sei o que muitos passam, este aqui é o meu relato, há 17 anos eu provoquei minhas primeiras feridas, cortava e suturava , linha e agulha normal de custura servia, e com o passar dos anos, apesar de procurar ajuda, tive diversas recaídas e até mesmo algumas tentativa de suicídio , pois há horas que um simples corte não anula certas dores mentais. Por isso eu estou aqui, sem vergonha, quero que outras pessoas consigam falar, para se libertarem desta dor solitária.







Sem comentários: